Segurança e Higiene ocupacional

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

PPRA é o meio pelo qual se preserva a saúde e a integridade dos trabalhadores de uma empresa através da antecipação, avaliação e controle dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.

A Med&Seg elabora e implementa o PPRA.

Mapa de Riscos Ambientais.

O mapa de riscos é uma representação gráfica da avaliação dos riscos ambientais que possibilita a visualização das áreas onde há riscos de acidentes, visando à conscientização dos trabalhadores.

A Med&Seg orienta os cipeiros no levantamento dos riscos que deverá ser realizado por meio de inspeções e entrevistas junto aos trabalhadores.

PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

PCMAT consiste num programa de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais a ser elaborado pelas empresas de construção, contemplando os aspectos de segurança do trabalho especificados na NR-18, bem como os outros dispositivos complementares de segurança, em especial as exigências contidas na NR-09: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – (PPRA)

PPPPerfil Profissiográfico Previdenciário

PPP é um DOCUMENTO histórico laboral do funcionário, mencionando informações de natureza administrativa, riscos ocupacionais, medidas de controle, exames médicos ocupacionais para fins de aposentadoria especial. Este documento vem substituindo o antigo SB-40 ou DSS-8030, sendo obrigatório a sua emissão no momento do desligamento do funcionário da empresa. O PPP foi criado pelo INSS se tornando obrigatória a sua emissão em 01 de abril de 2004.

LTCAT–  Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho

O LTCAT é uma declaração pericial emitida por engenheiro de segurança ou por médico do trabalho habilitado pelo respectivo órgão de registro profissional para fins previdenciários, destinado a:

  • Apresentar os resultados da análise global do desenvolvimento do PPRA, do PGR, do PCMAT e do PCMSO.
  • Demonstrar o reconhecimento dos agentes nocivos e discriminar a natureza, a intensidade e a concentração que possuem.
  • Identificar as condições ambientais de trabalho por setor ou o processo produtivo, por estabelecimento ou obra, em consonância com os demais artigos deste capítulo e com os demais expedientes do MPAS, do MTE ou do INSS.
  • Explicitar as avaliações quantitativas e qualitativas dos riscos por função e por grupo homogêneo de exposição ou por posto de trabalho.